Associação de Estudantes Escola Secundária Artistica António Arroio

2009/2010

quarta-feira, 24 de março de 2010

Acampamento António Arroio


ACAMPAMENTO ALUNOS DA ESCOLA ANTÓNIO ARROIO

Passô - Vila Nova do Ceira

de 16 a 18 de Abril.

Pela primeira vez da história da Escola Artística António Arroio, nos dias 16, 17, 18 de Abril realizou-se o I Acampamento de Alunos, em Passô no concelho de Góis.
A primeira perspectiva de participantes realizada ainda no 2º Período previa um número aproximado de 170 interessados e mais tarde cerca de 93 pré-inscrições.

No inicio do 3º período dia 12, 13, 14 data para a inscrição final, obtivemos 12 inscrições, o que nos fez tomar certas atitudes em relação á divulgação quer na logística (preço).
O preço inicial incluía o transporte ida e volta e todos os gastos desde alimentação, geradores (electricidade), estruturas e coberturas (aluguer) entre outros materiais essenciais.
No dia 13 cortamos todas as despesas além do transporte e da electricidade, para 25 euros, de maneira a que obtivesse-mos pelo menos 30 inscrições.

Contratamos um autocarro da transportadora Barraqueiro de 50 lugares, na sexta-feira dia 16 de Abril, partimos de Lisboa com 41 alunos, que apesar de todos os sinais de alerta de mau tempo, desfrutaram de um óptimo fim-de-semana cujo tempo esteve favorável.

Queremos desde já agradecer ao Samuel, proprietário do terreno e a todos os vizinhos que atenciosamente nos receberam, e agradecemos também a todos os alunos participantes que contribuíram da melhor forma, para que mais uma grande iniciativa promovida pela associação fosse avante, com o fim de continuar a marcar momentos como este indesquesiveis e mais tarde recordados.

Documentos necessários para a inscrição no Acampamento:

· Ficha de inscrição (Pede na A.E)
. Declaração


CADA ALUNO SERÁ RESPONSÁVEL POR SI MESMO, “NÃO SENDO A ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES O RESPONSÁVEL POR QUALQUER INCIDENTE DURANTE O ACAMPAMENTO”.


Acampamento Ecológico
Os terrenos que nos foram cedidos pertencem a um antigo aluno da nossa escola, que com muita pena nossa, não poderá estar presente no Acampamento, e de uma vizinha que se mostrou bastante compreensiva e cedeu-nos também outro terreno.


Foi necessário durante a organização e a preparação do espaço, deslocarmos-nos até à Câmara Municipal de Góis para poder tomar responsabilidade do terreno.



PREÇO DA ACTIVIDADE:

25 EUROS


- transporte em autocarro, ida e volta (á porta da escola até ao local do acampamento), 2 autocarros alugados)

16 de Abril - Saída de Lisnoa

Sexta - Feira

18:35h

18 de Abril - Saída de Passô (Vila Nova de Ceira)

Domingo
18:30h

Duração da Viagem: 3.30h

Será distribuído por todos os participantes, sacos do lixo e cinzeiros, pois ninguém poderá abandonar o local sem estar completamente limpo e e pronto para entregar pois foi essa a condição para a concretização deste projecto,


O local tem um Rio Fluvial. Dia 17 de Abril (sábado) depois do almoço, iremos nos deslocar até à Praia Fluvial do Juncal, é um espaço privado gerido por uma senhora que nos receberá de melhor maneira possível e teremos de retribuir na manutenção e preservação deste mesmo espaço.

Se ainda não te inscreveste, no dia 12 , 13, 14 (segunda, terça e quarta), preenche a tua inscrição e conclui com o pagamento.


segunda-feira, 22 de março de 2010

24 de Março - 4ª- Feira PARTICIPA

Manifestação Nacional dos Estudantes

Dia Nacional do Estudante





Dia Nacional do Estudante

Manifestação Nacional dos Estudantes


Dia 24 de Março - Quarta-Feira


Concentração

9:30h à frente da Escola António Arroio

ou

10:00h no Saldanha

segunda-feira, 15 de março de 2010

António Arroio, PORQUÊ?





António José Arroio nasceu no Porto em Fevereiro de 1856 e formou-se em engenharia na Academia Politécnica do Porto. A sua actividade profissional no ministério das obras públicas levou-o a viajar por vários paises Europeus. As suas qualidades inletectuais - foi autor de obras de Literatura, Música e Artes Plásticas - e formação polivalente, levaram a que, nas suas deslocações ao estrangeiro, ao serviço do ministério, fosse encarregue de visitar e estudar a organização de várias escolas em França e Inglaterra. Mais tarde publica vários estudos e relatórios sobre o ensino Industrial e Comercial que contribuiram de forma importante para a reforma neste ramo do ensino.

Em 1934, data da sua morte, foi dado o seu nome a uma recém formada escola de Artes Aplicadas: o elevado número de alunos da secção de Artes Aplicadas da escola Fonseca Benevides, justificou a criação de uma nova escola.

O novo estabelecimento de ensino ficou a funcionar na Rua Almirante Barroso, num edificio que actualmente pertence à Escola Secundária Camões, tendo-se deslocado para as actuais instalações nos anos 70.

Várias gerações de Artistas foram alunos desta escola. No catálogo da exposição "56 Artistas da António Arroio" realizada na S.N.B.A. em 1986 figuram nomes como os de Cruzeiro Sexas, Manuel Gargaleiro, Artur Bual, Júlio Pomar, Mário Cesariny, e muitos outros. Entre os professores figuram nomes igualmente importantes no panorama cultural do país. Destacamos o nome do mestre Querubim Lapa, autor dos painéis de cerâmica na entrada principal e na grande fachada lateral, e de Artur Rosa.

Desde o inicio, esta foi uma escola diferente: procurou-se criar um espaço em que se cultiva o direito à diferença, em que é premitido sonhar e realizar, a par com a adquada formação teórica e prática que se apetreche adequadamente os alunos para a sua vida futura.

Esperamos que continue a ser uma escola com personalidade própria em que se construa um bom ambiente de trabalho para todos os que quotidianamente participam na vida escolar.




Associação de Estudantes

António Falcão de Campos

quarta-feira, 10 de março de 2010

Ouvir o Silêncio a Ler



OUVIR O SILÊNCIO A LER

O CP aprovou o ano passado uma proposta que só não era inédita porque já fora experimentada com muito sucesso noutras escolas, e que tínhamos esperança que depois da nossa pudesse vir a ter continuidade em outras. Foi precisamente isso que aconteceu, não só correu muito bem, como outras escolas, sabendo do que aqui fizéramos, decidiram experimentar, nomeadamente a Escola de Linda-a-velha.

Vamos repetir este ano !!!


(entre as 10.15 e as 11.00 do dia 10 de Março, quarta-feira).


Toda a Escola (mas toda mesmo: alunos, professores, nas aulas, no centro de recursos, conselho executivo, sala de professores, funcionários de acção educativa, secretaria, bar, papelaria.

Vai fazer uma pausa para leitura (em silêncio).


Cada um traz um livro e lê. Onde estiver. A única pessoa que não vai estar a ler será alguém dos audiovisuais que andará pelo meio do silêncio a gravá-lo.


Por isso pedimos aos professores que durante esses 45 minutos mantenham as portas das salas abertas, para que o silêncio entre, se instale a ler e possa circular com o ar.

Neste dia, durante estes quarenta e cinco minutos, vamos esquecer os programas, os testes, os aborrecimentos, as mágoas, as zangas, os medos, o passado e o futuro, os ruídos e os deveres e…vamos ler. Em silêncio. Fora e dentro de nós. A ver o que acontece.

PS Se puderem trazer livros de poesia ou ficção para os alunos que nesse dia se esquecerem(e que não se importem de não voltar a ver) poderão deixá-los no Centro de Recursos. Obrigada.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Semana do Cinema


Semana do Cinema

na

Escola Artística António Arroio

Esta iniciativa, vem por parte da Associação de Estudantes da Escola António Arroio, que irá organizar esta semana do cinema. De segunda a sexta-feira, na sala de alunos da Escola Artística António Arroio (instalações provisórias), durante as duas horas de almoço.

Cada dia será escolhido um filme aproximadamente com a duração de 1h30min.

Durante toda esta a semana, a sala de alunos está montada para este fim, assim pedíamos que deixem-se permanecer a disposição do material.

Espera-mos que adiram, a listagem dos filmes irá ser afixada na porta da Sala de Alunos e introduzida no nosso blog.

de 8 a 12

de Março

Local: Sala de Alunos

Horários:

1º Parte

Intervalo

2º Parte

1º Secção

11:45/12:30

12:30/12:40

12:40/13:30

2º Secção

13:30/14:15

14:15/14:25

14:25/15:15

Duração Intervalo: 10min

filmes:

Segunda Feira, 8

L’Enfant (A criança), Jean-Pierre Dardenne , Luc Dardenne
França, 2005 95 min
Sonia (Débora François) é uma jovem de 18 anos, que acabou de dar à luz a um menino. Bruno (Jérémie Renier), o pai, com 20 anos de idade vive de pequenos roubos cometidos por ele e seus comparsas adolescentes. Os dois vêem de maneira bem diferente o significado da chegada desta criança, sendo que os actos de Bruno em relação ao filho colocarão o casal diante de sérios dilemas sobre suas existências.
Trailer:
http://www.youtube.com/watch?v=ngqc2-odFnw

Terça Feira, 9


Alice, Marco Martins
Portugal, 2005 102 min
Alice desapareceu há 193 dias na cidade de Lisboa. Mário, o seu pai, percorre o mesmo caminho que tomou no dia em que Alice deixou de ser vista. A sua obsessão leva-o a instalar um conjunto de câmaras de vídeo vigiando o movimento das ruas. No meio da multidão anónima que as câmaras registam, Mário, desesperado, procura descobrir um sinal da filha.
A ausência de Alice transformou Mário noutra pessoa, mas procurá-la é a única maneira de continuar a acreditar que ela voltará.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=HsBsT1AwDbs

Quarta Feira, 10 (Dia do silêncio)


The Gold Rush (A quimera do ouro), Charles Chaplin
Estados Unidos, 1925 95 min
Chaplin,o irreprimível Vagabundo vai à procura da fortuna no Yukon. Com o seu feitio único e inimitável, o Vagabundo consegue transformar mesmo os tempos mais difíceis em episódios hilariantes, como aquele em que num almoço de Acção de Graças saboreia um suculento menu - um sapato cozido - ou aquele em que tenta equilibrar a sua cabana que balança precariamente próxima do abismo, ou ainda o fantástico bailado que coreografa com um par de pães enfrentando todas as adversidades e perigos com um sorriso e brio inimitável.
Trailer:
http://www.youtube.com/watch?v=XDGB6iUCSMg



Quinta Feira, 11

Die Welle (A onda), Dennis Gansel
Alemanha. 2008 107 min
O professor Rainer Wenger (
Jürgen Vogel) queria dar uma classe de anarquia para seus alunos do ensino médio, mas foi “obrigado” por um colega e pela directora da escola a preparar aulas de autocracia. Inicialmente ele fica surpresa com a sala cheia – provavelmente boa parte dos alunos está mais interessado no professor “rock’n roll” do que no tema em si, já que a maioria nem sabe do que se trata autocracia -, com um número de alunos que só aumentaria graças a sua maneira “diferente” de leccionar. Impelido por um questionamento em sala de aula e pela vontade de mostrar trabalho para os demais colegas, Rainer começa um experimento em classe que vai mudar a vida de seus alunos e criar perplexidade na comunidade local.
Trailer:
http://www.youtube.com/watch?v=ZbyCJEIRBaA

Sexta Feira, 12


Trainspotting, Danny Boyle 94 min
Reino Unido , 1996
O filme conta a vida de um grupo de jovens viciados em
heroína em Edimburgo, na Escócia. O filme nasceu da adaptação de John Hodge para o romance homónimo. Num subúrbio de Edimburgo, quatro jovens sem perspectivas mergulham no submundo para manter o seu vício pela heroína. "Amigos" que são ladrões e viciados, caminham inexoravelmente para o fim desta amizade e, simultaneamente (com excepção de um do bando), marcham para a auto-destruição.
Trailer:
http://www.youtube.com/watch?v=PUOTs55KY40

quinta-feira, 4 de março de 2010

Feira de Artesanato


TODAS AS 1as QUINTAS-FEIRAS DE CADA MÊS; PODES TRAZER O QUE TE APTECER, OCUPA UMA BANDA E VENDE OS TEUS ARTIGOS!!!



A PROXIMA FEIRA SERÁ NO DIA 4 DE MARÇO!



Se chover será na sala de alunos, cajo esteja bom tempo irá realizar-se junto da esplanada do bar.

__________



Teremos a colaboração de uma Academia de Teatro que irá apresentar a sua academia e engariar inscrisões para esta Academia de Teadro e Dança

Ás 11.45h - Espetaculo de Representação

Em representação estaram professores desta mesma Acamedia, que faram uma demonstração do trabalho que lá e realizado.

Aceitaram inscrisões e responderam as todas as duvidas que lhes forem questionadas.