Associação de Estudantes Escola Secundária Artistica António Arroio

2009/2010

segunda-feira, 15 de março de 2010

António Arroio, PORQUÊ?





António José Arroio nasceu no Porto em Fevereiro de 1856 e formou-se em engenharia na Academia Politécnica do Porto. A sua actividade profissional no ministério das obras públicas levou-o a viajar por vários paises Europeus. As suas qualidades inletectuais - foi autor de obras de Literatura, Música e Artes Plásticas - e formação polivalente, levaram a que, nas suas deslocações ao estrangeiro, ao serviço do ministério, fosse encarregue de visitar e estudar a organização de várias escolas em França e Inglaterra. Mais tarde publica vários estudos e relatórios sobre o ensino Industrial e Comercial que contribuiram de forma importante para a reforma neste ramo do ensino.

Em 1934, data da sua morte, foi dado o seu nome a uma recém formada escola de Artes Aplicadas: o elevado número de alunos da secção de Artes Aplicadas da escola Fonseca Benevides, justificou a criação de uma nova escola.

O novo estabelecimento de ensino ficou a funcionar na Rua Almirante Barroso, num edificio que actualmente pertence à Escola Secundária Camões, tendo-se deslocado para as actuais instalações nos anos 70.

Várias gerações de Artistas foram alunos desta escola. No catálogo da exposição "56 Artistas da António Arroio" realizada na S.N.B.A. em 1986 figuram nomes como os de Cruzeiro Sexas, Manuel Gargaleiro, Artur Bual, Júlio Pomar, Mário Cesariny, e muitos outros. Entre os professores figuram nomes igualmente importantes no panorama cultural do país. Destacamos o nome do mestre Querubim Lapa, autor dos painéis de cerâmica na entrada principal e na grande fachada lateral, e de Artur Rosa.

Desde o inicio, esta foi uma escola diferente: procurou-se criar um espaço em que se cultiva o direito à diferença, em que é premitido sonhar e realizar, a par com a adquada formação teórica e prática que se apetreche adequadamente os alunos para a sua vida futura.

Esperamos que continue a ser uma escola com personalidade própria em que se construa um bom ambiente de trabalho para todos os que quotidianamente participam na vida escolar.




Associação de Estudantes

António Falcão de Campos

2 comentários:

  1. Não será antes... José António Arroyo? Sempre tive esta dúvida em relação ao nome da nossa escola. Sempre foi de conhecimento geral que o Sr. se chamava Arroyo, porquê então António ArroIo?

    ResponderExcluir
  2. provavelmente por que no alfabeto português o Y nunca teve muito destaque (não existia a sua utilização) Arroyo com Y, tem mais aspecto de um nome espanhol

    ResponderExcluir